Existe uma forma muito eficaz de evitar a propagação de um resfriado e que nem todas as pessoas se lembram quando estão enfermas. A etiqueta da tosse é uma ótima maneira de evitar a disseminação de vírus e bactérias e é super importante para o convívio em comunidade.

Qual a função da tosse?

A tosse pode auxiliar o médico a detectar doenças que vão desde uma gripe, a problemas mais sérios como pneumonia, asma, bronquite, tuberculose e câncer.

Outra função é expelir catarro, que pode conter microrganismos, tais como bactérias e vírus. Portanto, não se deve inibir a tosse. O catarro alojado nos pulmões propicia a multiplicação de bactérias e pode transformar uma simples gripe em pneumonia.

O que fazer quando estiver resfriado e com tosse?

Pequenas ações são o suficiente para garantir uma boa etiqueta:

  • Cobrir a boca e o nariz ao tossir com a parte interna do braço;
  • Utilizar lenços descartáveis;
  • Lavar as mãos sempre que possível ou utilizar álcool em gel;
  • Evitar lugares fechados ou com muitas pessoas, principalmente quando estiver doente;
  • Abrir as janelas dos ambientes, afinal a circulação do ar impede que o vírus se aglomere.

Essas são atitudes simples e fáceis de tomar no dia a dia. Elas evitam a propagação de vírus, bactérias e a ocorrência de epidemias e ajudam a criar um ambiente saudável para todos.

 

Ajustar fonte

AVISO

Tendo em vista o encerramento do contrato, o Hospital Estadual de Pirenópolis não é mais gerido pelo Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar - IBGH.

As informações constantes neste site referem-se ao período em que a gestão da unidade de saúde estava sob responsabilidade do instituto e estão sendo mantidas em cumprimento às leis de transparência vigentes.