O sucesso do futebol em nosso País não é à toa! Trata-se de um exercício completo porque os movimentos intensos e variados das corridas, chutes e giros ajudam a manter o corpo sempre saudável.

Por isso, este esporte é uma excelente forma de perder peso, manter a boa forma e combater o estresse e a ansiedade.

Alguns benefícios do futebol

Faz ganhar massa e dá força muscular

O futebol ajuda a trabalhar diversos grupos de músculos, principalmente os membros inferiores. Isso gera crescimento e multiplicação das fibras musculares, o que ajuda a ganhar mais força e massa muscular. Esse esporte ainda é um excelente aliado no fortalecimento dos músculos das panturrilhas, coxas, glúteos, costas e abdômen.

Influência na socialização

O futebol, assim como todos os esportes coletivos, permite que você tenha contato com diversas pessoas e troque diferentes experiências. Por meio da socialização, você consegue criar vínculos afetivos com diferentes pessoas.

Melhora a flexibilidade, a coordenação e a agilidade

No esporte, é necessário ter bastante flexibilidade e um reflexo mais apurado para executar os dribles e dar passes certeiros. Com o tempo, o jogador passa a ter mais facilidade, melhora o equilíbrio corporal e reduz os riscos de queda e fraturas ósseas.

Controla a TPM

O futebol é um esporte muito bom para mulheres. Além de prevenir a osteoporose, doença muito comum para mulheres, o esporte também ajuda a controlar os sintomas da Tensão Pré-Menstrual.

Cuidados quando praticar futebol

Segundo o médico Avimar de Oliveira Júnior, médico do time Atlético Goianiense, as lesões mais comuns no futebol estão localizadas nos membros inferiores, como entorse, lesão dos ligamentos articulares devido à distensão ou torção brusca, e distensões.

“Antes de começar a praticar futebol, é importante passar por uma avaliação médica e realizar exames laboratoriais, cardíacos e ortopédicos. Se a pessoa tiver uma artrose avançada nos joelhos, por exemplo, o futebol não é a escolha certa de exercícios”, explica.

Como se prevenir:

  • Realize exames pré-temporada;
  • Utilize caneleiras, elas previnem cortes e fraturas;
  • Verifique as condições do campo;
  • Hidrate-se;
  • Aprenda a escutar seu corpo: se sentir dores, batimento cardíaco irregular, batida na cabeça ou qualquer outro tipo de fratura, procure um médico.

Pratique futebol por pelo menos 30 minutos, duas ou três vezes por semana, e aproveite os benefícios desse esporte!

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