A pressão alta, ou hipertensão arterial, é nada menos que um aumento do aperto que o sangue faz ao passar pelas artérias do corpo. Em um estudo do Ministério da Saúde sobre o assunto, hoje no Brasil, pelo menos 30 milhões de pessoas sofrem com a doença. Um dos principais fatores que podem causar o problema é o consumo exagerado de alimentos salgados, como carnes vermelhas, frituras e alimentos ultra processados.
Os sintomas que podem indicar se uma pessoa tem o problema são: enjoo, dificuldades para respirar, dor na nuca, dor de cabeça, visão turva (embaçada), palpitações cardíacas, sonolência, zumbido no ouvido e pequenos pontos de sangue nos olhos. Além de causar todas essas adversidades, a hipertensão arterial pode ainda levar uma pessoa a ter um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou perda da visão.
Para verificar se sua pressão está alta, é preciso usar o esfigmomanômetro, que é um aparelho para medir a pressão. O ideal, é que a pressão esteja em 12 por 9. Se estiver acima de 14 por 9 ou mais, procure um médico.
Como evitar o aumento da pressão?
Para prevenir, é indicado manter uma vida saudável. O primeiro passo é praticar atividades físicas por pelo menos cinco vezes por semana. As atividades mais indicadas, são:
- Caminhar
- Correr
- Pedalar
- Nadar
- Dançar
Também existem alguns alimentos que podem contribuir no combate à pressão alta:
- Verduras
- Legumes
- Frutas
- Iogurte natural
- Queijos brancos