O Hospital Estadual de Urgências da Região Sudoeste (HURSO) é o maior hospital de urgências da região, responsável por atender cerca de 27 municípios vizinhos. Diversas cirurgias são realizadas diariamente, dentre elas cirurgia torácica; cirurgia geral; cirurgia pediátrica; buco-maxilo; cirurgia vascular; neurologia e pediatria. Por ser uma unidade especializada em traumatologia, o carro chefe das cirurgias são as ortopédicas.

Durante o mês de dezembro, foram realizadas 294 cirurgias, dentre elas, 241 foram traumas ortopédicos. “43% das pessoas que chegam aqui fraturadas tem entre 19 e 40 anos e 17% é fratura de tíbia”, contou Elzenice Magalhães, supervisora de enfermagem da clínica cirúrgica ortopédica.

Com 35 leitos disponíveis, a demanda mensal é enorme uma vez que a média de internação é de 8 a 10 dias. Só em novembro, o HURSO recebeu 964 pacientes com algum trauma. “Dependendo da fratura, é necessário realizar mais de uma cirurgia, fazemos por etapa até que possamos fazer a cirurgia definitiva, por isso algumas pessoas passam mais tempo internadas”, explicou Dr. Merandolino Moreira, ortopedista.

Cirurgia ortopédica e traumatologia

Cirurgia ortopédica é um procedimento que visa corrigir doenças e deformidades dos ossos, músculos, ligamentos, articulações, entre outros. Já a traumatologia está relacionada ao tratamento cirúrgico de fraturas. O HURSO mantém equipes capacitadas para atendimento de casos rotineiros e complexos em ambas as especialidades. O principal objetivo é proporcionar cuidados especializados e qualificados ao paciente.

“As principais causas de trauma ortopédico atendidos no HURSO são os acidentes de moto”, explicou Dr. Merandolino. Esse é o caso da cozinheira Aline Marth, paciente do HURSO. Como ela relata, ao desviar de um caminhão, acabou batendo na traseira de um carro que estava parado. “Tive duas fraturas na perna, sendo uma delas exposta; e duas fraturas no braço. Passei por três cirurgias aqui no HURSO e estou internada há 17 dias. Se vai andar de moto, todo cuidado é pouco”, pontuou Aline.