Sempre preocupados com temas que abrangem toda a sociedade, o Hospital Estadual de Urgências da Região Sudoeste (HURSO) recebeu o Monsenhor Vicente Duarte para uma palestra sobre Não Violência e Diretos Humanos.

O tema foi abordado de maneira clara e objetiva. “Foi uma palestra muito motivadora, é importante falarmos sobre isso, principalmente num Hospital onde recebemos quase que diariamente pessoas que sofrem violência”, contou Aline Matias, psicóloga.

“Diariamente recebo pessoas que sofreram algum tipo de violência, seja ela física, verbal ou psicológica. Quanto mais conscientizarmos as pessoas sobre esse assunto, melhor”, explicou o Monsenhor. Ele ainda contou como age diante dessas situações: “Primeiro é necessário analisar o tipo de violência que a pessoa sofreu, oriento como líder religioso e depois aconselho a procurar ajuda, seja ela de um psicólogo ou de uma delegacia”, relatou.

Não Violência

Dia 30 de janeiro marca o Dia Mundial da Não Violência em homenagem ao pacifista Mahatma Gandhi, cujo assassinato ocorreu nessa data, em 1948. O objetivo é incentivar a educação pela paz, respeitando sempre os direitos humanos.

“A palestra conscientizou todos os colaboradores presentes sobre a possibilidade da resolução de questões, seguindo uma linha de respeito entre as pessoas, mesmo que estas tenham ideias diferentes”, comentou Francisco Izidoro, técnico em gesso.

Existem vários tipos de violência, dentre elas verbal; física; psicológica; sexual; moral e patrimonial. É importante orientar a sociedade sobre cada uma delas para que as pessoas saibam se reconhecer e procurar ajuda quando forem vítimas.

“Todo tipo de violência tem consequência psicológica e o tratamento é essencial para que essas consequências sejam amenizadas. O melhor jeito de fazer isso, é falar sobre o assunto e conscientizar a população”, enfatizou Aline.

“A paz é um dom, e é imprescindível falarmos sobre isso, para que o ser humano possa buscar esse dom e viver em harmonia uns com os outros”, finalizou o Monsenhor Vicente.

Ajustar fonte