O Hospital Estadual de Urgências da Região Sudoeste (HURSO), em Santa Helena (GO), realizou neste mês diversas ações de conscientização para promoção da saúde mental. Integrando a Campanha Janeiro Branco, a Unidade possibilitou, com dinâmicas e utilizando os canais de comunicação, uma verdadeira aproximação entre colaboradores, pacientes e acompanhantes.

O mote da Campanha realizada em todas as Unidades gerenciadas pelo Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH) também foi usado para chamar atenção dos usuários do HURSO. “Quem cuida da mente, cuida da vida” foi uma frase dita e repetida nos corredores da Unidade, onde não faltou atenção ao outro, sorrisos e empatia.

“É gratificante ver pessoas tirando um tempo para si e compartilhando experiências em prol da cura emocional. Ações como essas nos faz perceber que cuidar de si e cuidar do outro é imprescindível”, afirmou a auxiliar administrativa Laila Moreira.

Técnicas de relaxamento

A equipe de humanização do HURSO promoveu uma oficina de emoções positivas, pintura ante estresse; além de palestra com as psicólogas Gabriele Bortolo e Fabiana Vilela. Em roda, as especialistas deram possibilidade para que todos dividissem as suas experiências. Ela também ensinaram dicas de relaxamento como técnicas de respiração e alguns exercícios para aliviar a tensão.

Sobre a Campanha

As doenças e transtornos mentais afetam mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a estimativa é de que 23 milhões de pessoas passem por tais problemas. Ao menos 5 milhões em níveis de moderado a grave.

De acordo com a OMS, saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.

A Campanha Janeiro Branco tem como objetivo chamar atenção para as questões relacionadas à Saúde Mental e à verdadeira felicidade. O janeiro foi escolhido por ser um mês terapêutico e pela renovação do novo ano. Já o branco é a cor a partir da qual toda outra cor pode aparecer; assim como a partir de uma folha em branco qualquer história pode ser escrita ou reescrita.