O evento “Saúde no Pátio” do Hospital de Urgências da Região Sudoeste (HURSO), que ocorreu em ocasião ao Dia Mundial da Saúde, atendeu em torno de 100 pessoas no último dia 12 de abril. A iniciativa da Comissão de Humanização do Hospital foi pensada para atender não só aos colaboradores da Unidade, como também visitantes e acompanhantes.

Foram realizadas, gratuitamente, avaliações dos valores da pressão arterial, do nível de glicemia e da medida da circunferência abdominal; além de exercícios de ginástica laboral. De todo o público atendido, seis pessoas apresentaram alterações acima dos padrões nos resultados dos exames. Imediatamente, eles receberam atendimento médico com o Dr. José Mauro Rodrigues e encaminhamentos para que acompanhem os níveis de pressão arterial e glicemia em postos de saúde próximos às suas residências.

Fique atento

José Mauro aproveitou o momento para alertar que o estresse é um dos vários fatores que podem causar diabetes. “Uma rotina de prática de exercícios físicos e boa alimentação é o melhor meio de evitar a doença”, ressaltou. “É muito importante frisar que, quando se fala em pressão arterial, homens e mulheres têm padrões diferentes”, expôs o médico. Ele salientou ainda que a altura também influencia nesses números.

Se tratando de nossa saúde, além de outros cuidados também essenciais, os valores da pressão arterial, o nível de glicemia e a medida da circunferência abdominal devem ter a nossa atenção especial. Números baixos ou altos são sinais de alerta para que possamos buscar ajuda.

Gripe H1N1

Tema em voga na região por conta do surto inesperado da doença, a prevenção à H1N1 foi abordada em cartilhas. Ele foi distribuído para toda a comunidade hospitalar. Os folders traziam brincadeiras e dicas práticas, como a importância de lavar bem as mãos; da alimentação saudável; do consumo regular de água e de se evitar lugares aglomerados e fechados.