O Hospital Estadual de Urgências da Região Sudoeste (HURSO), em função da campanha Dezembro Vermelho que ocorre no mês de dezembro, promoveu uma manhã de conscientização. Foi realizada a entrega, pela comissão de Humanização do hospital, de preservativos e panfletos aos pacientes, acompanhantes, funcionários e público em geral.

Durante a distribuição, foram feitas orientações sobre a importância do sexo seguro e da prevenção, evitando assim, a transmissão de DST. Segundo o presidente da comissão, Denner Rodrigues, é de responsabilidade do HURSO levar informações e conhecimento a população da região a qual ela pertence. “Esta ação teve como objetivo divulgar informação não só sobre a Aids, mas sobre todas as DSTs, importância do uso do preservativo” afirma.

Ao longo do evento foram entregues mais de 500 preservativos aos presentes no hospital, além de folders contendo informação sobre a Aids, seus tratamentos, a qualidade de vida dos portadores do vírus, bem como informação sobre outras DST que são prevenidas com o uso de preservativo.

Dezembro Vermelho

Durante o último mês do ano é realizada a campanha de conscientização, combate e da prevenção da AIDS, doença crônica que danifica o sistema imunológico, interferindo na habilidade do organismo de lutar contra outras infecções. Os comportamentos de risco que devem ser evitados para prevenir a infecção por HIV são:

– Relação sexual (vaginal, anal ou oral) com pessoa infectada sem o uso de preservativos;

– Compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente, no uso de drogas injetáveis;

– Reutilização de objetos perfurocortantes com presença de sangue ou fluidos contaminados pelo HIV.