O Hospital Estadual de Urgências da Região Sudoeste (HURSO) conta com especialistas de diversas áreas, entre elas, a bucomaxilofacial. A cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial é uma especialidade da odontologia que trata as doenças da cavidade oral e seus anexos, tais como: traumatismos e deformidades faciais (congênitos ou adquiridos), traumas e deformidades dos maxilares.

O HURSO é o único Hospital de urgências com essa especialidade na região. “Prestamos um serviço de excelência desde a abertura da Unidade. Somos os especialistas que tratam de todos os pacientes que sofrem lesões, fraturas ou traumatismo na região do esqueleto facial. Já realizamos mais de 1 mil procedimentos aqui no HURSO”, relatou Dr. Fernando Perez, bucomaxilofacial.

O papel de um bucomaxilofacial

Popularmente conhecido como “Buco”, o cirurgião bucomaxilofacial é o responsável por importantes funções referentes a alguns problemas que podem surgir na boca das pessoas, como cistos; problemas ósseos de mandíbula; má posição mandibular, entre outros. Outra área muito importante que este profissional atua é no Pronto Socorro de um Hospital.

“Tratamos dos acidentados, traumas por arma de fogo, brigas e principalmente pessoas que sofrem acidente de moto. Toda fratura facial que chega aqui, somos nós da “buco” que cuidamos”, comentou Dr. Fernando.

Ele também comentou sobre como são feitas essas cirurgias. “Nós atendemos as intercorrências no centro cirúrgico, onde usamos fixação interna rígida, com pequenas placas, parafusos e fios de aço que nos permitem reconstruir todo o esqueleto facial”, revelou.

Além disso, a equipe de bucomaxilofacil acompanha toda a recuperação do paciente por um período indeterminado, variando de acordo com a evolução de cada um, com exames ambulatoriais e consultas. “Minha filha teve uma fratura no maxilar e foi atendida pela equipe de cirurgiões bucomaxilofacial do HURSO. A cirurgia foi um sucesso e fomos muito bem atendidas”, elogiou Rosa Meira Ramos, acompanhante.