O dia 13 de outubro é conhecido por homenagear os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Com intuito de reconhecer o trabalho prestado por esses profissionais, o Hospital Estadual de Urgências da Região Sudoeste Dr. Albanir Faleiros Machado (HURSO) realizou uma ação de agradecimento. Foi entregue uma lembrança a cada colaborador que atua nessas especialidades.

Essa data foi escolhida por representar o dia da criação dessas profissões e era comemorada anualmente pela categoria, apesar de não ser reconhecida por lei. Em janeiro de 2015, no entanto, foi sancionada a Lei nº 13.084, que estabeleceu oficialmente a celebração da data em todo território nacional.

Segundo Heleno Martins, diretor administrativo do HURSO, o fisioterapeuta possui uma atuação que vai além da reabilitação após acidentes e traumas. “Entre os importantes papéis desempenhados por esse profissional, está a terapia realizada com pacientes com problemas respiratórios e pessoas que passam grandes períodos internadas em hospitais, como em Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s)”, destacou.

O coordenador da equipe multiprofissional, Leandro Carneiro, faz um agradecimento aos profissionais que atuam no HURSO. “Queria aproveitar a oportunidade para agradecer pelo profissionalismo, empenho e dedicação que os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais exercem seu papel na nossa unidade. Hoje é um dia muito importante para a nossa classe nacionalmente”, finalizou.