Notícias boas são sempre bem-vindas e devem ser compartilhadas. O Hospital Estadual de Urgências da Região Sudoeste (HURSO), em Santa Helena, conquistou o certificado de Acreditação ONA (Organização Nacional de Acreditação). Isso quer dizer que o Hospital cumpre ou supera 80% dos padrões de qualidade e segurança definidos pela Organização acreditadora.

“A importância desse certificado se dá pela implementação dos processos e melhor gerenciamento deles. Isso contribui diretamente para a segurança do paciente que é o principal objetivo do Hospital”, contou Roberta Teixeira, supervisora de qualidade.

A diminuição dos índices de erros médicos, mortalidade e tempo de espera no atendimento são alguns dos principais indicadores que são melhorados com a implementação de processos para cumprimento das exigências da ONA.

Segurança do paciente

A Acreditação ONA é um certificado desenvolvido exclusivamente para validar a qualidade dos serviços de saúde prestados para a população, com o objetivo de melhorar o atendimento e, consequentemente, a qualidade de vida de todos os cidadãos. “A relação com o usuário passa a ser melhor, pois ele é colocado a parte de todo o tratamento que está sendo submetido. Assim, ele pode notar a qualidade do serviço que lhe é prestado”, garantiu Roberta.

“Segurança do paciente” é o termo usado para todos os cuidados e processos estabelecidos dentro da Unidade para evitar não conformidades e garantir que o usuário esteja sendo bem assistido. “Isso é uma prioridade no HURSO. Desde a portaria, recepção, diretoria até o Centro Cirúrgico, tudo é voltado para que os nossos usuários tenham uma boa recuperação”, disse Roberta.

Sobre o HURSO

O HURSO é o maior Hospital de urgência e emergência da região Sudoeste. Especializado em traumas de média complexidade, é referência para todo o estado de Goiás, atendendo 27 municípios da região. Esta é a primeira vez que o Hospital conquista o certificado de qualidade e segurança da ONA – reconhecimento que deve ser avaliado e reconquistado anualmente.

A conquista ocorre através da parceria entre a Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO) e o Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), Organização Social que administra a Unidade há dois anos.

“A gente trabalhou muito para que fossemos acreditados. Não é só pelo certificado, mas para que nossos usuários saibam que estão sendo bem cuidados por nós”, comentou Adriele Bessa, assistente administrativa de qualidade.