O Hospital Estadual de Urgências da Região Sudoeste (HURSO), em Santa Helena de Goiás, agora é reconhecidamente referência em segurança do paciente. Ele conquistou o certificado de Acreditação ONA (Organização Nacional de Acreditação) e, para oficializar a conquista, a Instituição Acreditadora IQG realizou a entrega do certificado de Acreditação ao Hospital nesta terça-feira, dia 18 de fevereiro, no Auditório da Unidade.

O certificado ONA 1 atesta que o HURSO cumpre ou supera 80% dos padrões de qualidade e segurança definidos pela Organização. ONA é a mais respeitada entidade que certifica a qualidade dos serviços de unidades públicas em saúde do Brasil em acordo com a metodologia reconhecida pela ISQua, International Society for Quality in Health Care, associação parceira da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O ponto alto da cerimônia foi o desafio lançado pelo Secretário da Saúde do Estado de Goiás (SES-GO), Ismael Alexandrino, à diretoria do HURSO de agora avançar em termos de qualidade e segurança do paciente para conquistar a Acreditação ONA em Nível 2. “ONA 1 é estrutura e é ótimo. Agora é importante avançarmos, o que virá com a maturidade nos processos de trabalho. O desafio foi lançado e creio que em breve estaremos comemorando a vitória da Acreditação ONA 2”, comentou Fernando.

Além de Fernando Jesus, representando a SES-GO, também participaram da cerimônia a Superintendente do IBGH, Lázara Mundim; Paulo Júnior, Superintendente de Controle Interno do IBGH; Dr. Bruno Farras, presidente do IQG; Letícia Rosa, Secretaria de Saúde de Santa Helena de Goiás; dentre outros.

Trabalho intenso

“Chegar até aqui não foi fácil, foi um ano de trabalho intenso, mas concluímos com o reconhecimento desse trabalho, em forma desse selo. Hoje nós podemos dizer que além de referência em traumatologia e captação de órgãos, somos referência em segurança do paciente”, comemorou Ronny Rezende, Diretor Geral da Unidade. Ele ainda dedicou o certificado à todos os colaboradores que direta ou indiretamente ajudaram nessa conquista tão importante.

O presidente do Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), Eliude Bento da Silva, comentou sobre o desafio recebido. “Foi um prazer estar aqui hoje e receber esse desafio que nós aceitamos e vamos cumprir. Esse é nosso objetivo, buscar cada vez mais a segurança do paciente com o objetivo de garantir o melhor atendimento possível a todos”, resumiu. IBGH é a OS responsável pela gestão da Unidade e co-parceria com o Governo de Goiás.

Sobre o HURSO

Dentre os indicadores que são melhorados com a implementação de processos para cumprimento de exigências da ONA Nível 1 estão a diminuição dos índices de erros médicos, diminuição no número de infecções hospitalares, menor mortalidade e tempo de espera nos atendimentos

Especializado em traumas de média complexidade, é referência para todo o estado de Goiás, atendendo 27 municípios da região.