Uma equipe multidisciplinar é um conjunto de profissionais que trabalham para um objetivo comum: a melhor recuperação do paciente. O HURSO, Hospital Estadual de Urgências da Região Sudoeste, dispõe de uma equipe exemplar, composta por fisioterapeutas; terapeuta ocupacional; psicóloga; assistentes sociais e fonoaudióloga.

“São profissionais altamente capacitados que se unem para proporcionar uma melhora mais rápida e eficaz ao paciente”, explicou Leandro Carneiro, fisioterapeuta e coordenador da equipe multidisciplinar.

“É um trabalho muito importante, pois acompanhamos de perto a evolução de cada paciente”, destacou Aline Matias, psicóloga. Trabalhando em união, os profissionais conseguem oferecer mais conforto para o paciente. “Fui muito bem atendida por toda a equipe, só tenho a agradecer”, comemorou Regina Santos, paciente da ortopedia.

Importância da Equipe Multidisciplinar

Existem diversos fatores relacionados ao quadro clínico do paciente, sendo necessário ter uma visão integral do caso por meio da união de atuação de diversos profissionais da área da saúde. “A equipe multidisciplinar tem um papel muito importante na nossa Unidade. Nosso paciente chega aqui almejando boas condutas e nós traçamos tais condutas para que seu tratamento seja completo”, pontuou Leandro.

Por ter atuação voltada para a necessidade do paciente, a equipe é capaz de cuidar daqueles com diferentes níveis de complexidade. “Assim, após verificarmos as necessidades que eles apresentam, nos reunimos em busca da recuperação e bem estar de quem está sendo tratado, independente da gravidade”, comentou Aline.

“Fazer parte dessa equipe é gratificante. É muito bom quando temos um resultado positivo e o paciente recebe alta”, contou Deusimar Lima, fonoaudióloga.