Na quarta-feira, dia 14 de março, o Hospital de Urgências da Região Sudoeste (HURSO) foi palco para um bate-papo sobre direção defensiva com o engenheiro de segurança no trabalho, Muriel Peter. Na ocasião, foram apresentadas atitudes importantes para uma boa direção e vídeos que mostram as consequências de uma direção sem atenção e cuidados.

O palestrante também deixou claro quanto ao uso dos equipamentos de proteção individual (EPI´s) do carro e o quanto são importantes para salvar as vidas de condutores e passageiros. Entre esses equipamentos, destacou o cinto de segurança e encostos de cabeça, para carros, e capacetes para motos. Ao todo, a palestra reuniu mais de 50 participantes, entre colaboradores do hospital, pacientes e acompanhantes.

Dados que assombram

Levantamento do DETRAN (GO) mostra que ocorreram 651 acidentes de trânsito com vítimas fatais; somente nos primeiros oito meses de 2017. Na maioria dos casos, o condutor é o responsável por descuido.

Conforme as principais autuações registradas pelo órgão, os condutores infratores persistem em dirigir em velocidade acima do limite; avançar sinais vermelhos; manusear o aparelho celular enquanto dirigem e não utilizar o cinto de segurança. “O motorista precisa ter mais consciência ao dirigir. Sobretudo em relação aos riscos que se tem atrás do volante”, resume Muriel.