Imaginar um mundo sem toda a tecnologia que temos hoje é difícil. Então tente imaginar um sem hospitais. Até a Antiguidade, eles não existiam e passaram por muitas mudanças até chegar no modelo de hospital que conhecemos hoje.

hospital

 

Na Idade Antiga, as guerras eram muito comuns e esses ambientes surgiram com o principal intuito de cuidar dos feridos das batalhas. Com a expansão do Cristianismo, por volta do século IV, esses locais foram se tornando cada vez mais comuns.

Quando as pessoas ficavam enfermas, iam até os templos para pedir a cura para o seu Deus. Lá eles recebiam cuidados e eram tratados pelos religiosos que estivessem ali presentes. Esses ambientes foram tomando forma e ganhando uma visão mais humana, servindo como moldes para a criação dos hospitais como conhecemos atualmente.

Quando os hospitais chegaram no Brasil?

O primeiro hospital brasileiro foi a Santa Casa da Misericórdia de Santos, em 1543 em São Paulo. Quando inaugurada, não existiam médicos capacitados para fazer atendimentos e os enfermos eram cuidados pelos Jesuítas. O hospital ganhou um novo prédio em 1945 e está em funcionamento até hoje.

Atualmente, o país conta com mais de 5 mil hospitais espalhados por todo território. Com inúmeros profissionais capacitados, muitos desses hospitais têm certificação internacional e atraem pessoas de todo o mundo a procura de um serviço especializado.

A tecnologia avançou bastante desde o surgimento do primeiro hospital, aumentando as possibilidades de cura. Com os novos tratamentos e equipamentos, os hospitais se tornaram cada vez mais capacitados para curar diversos tipos de enfermidades.

Muito mudou desde então, mas a vontade de cuidar do próximo continua a mesma!