É indiscutível a importância de manter um cardápio equilibrado qualquer idade para assegurar o crescimento e o desenvolvimento fisiológico, a manutenção da saúde e do bem-estar do indivíduo.
Com a correria do dia a dia e as facilidades dos alimentos prontos, acabamos optando por alimentos pobres em nutrientes. O problema é que esses alimentos podem ajudar no aparecimento de muitas doenças, como diabetes, câncer e doenças do coração. Saiba quais alimentos devem ser evitados para garantir uma alimentação saudável.
Evitar o consumo de alimentos ultra processados
Alimentos ultra processados são nutricionalmente desbalanceados devido aos ingredientes utilizados na produção. Biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, refrigerantes e macarrão instantâneo são exemplos desses alimentos.
Eles tentem a ser consumidos em excesso e a substituir alimentos mais saudáveis. Porém, eles devem ser evitados, visto que não apresentam nenhum valor nutricional.
Reduzir a quantidade de óleos, gorduras, sal e açúcar
Na hora de cozinhar, esses alimentos devem ser utilizados em pequenas quantidades. Temperos podem realçar o sabor dos alimentos e substituir o sal. Ervas aromáticas, como alecrim, orégano, açafrão, cominho e tomilho são ótimas opções. Os óleos podem ser substituídos por opções vegetais.
Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e refrigerantes
Sucos de fruta naturais e água são opções mais benéficas e refrescantes do que bebidas alcoólicas e refrigerantes. Quando não houver tempo para preparar o suco natural, opte pelos sucos prontos orgânicos ou chás gelados.
Reduzir o consumo de carnes gordurosas
Carne vermelha e carne de porco são ricas em gordura saturada, que não faz bem ao nosso organismo. Dê preferência a carnes magras, como peixes e peito de frango.