O Dia da Cozinheira foi criado em homenagem aqueles que se dedicam a preparar refeições deliciosas, carregadas de afeto e cuidado! Para comemorar, o Hospital Estadual de Urgências da Região Sudoeste (HURSO), em Santa Helena, entregou uma bombom como um simples agradecimento por tudo que fazem pela Unidade. “Eu amei o mimo que recebemos, é muito bom ser reconhecido por aquilo que fazemos”, agradeceu Jéssica Oliveira, cozinheira.

“É importante comemorar este dia, pois o reconhecimento é essencial para que os dias fiquem mais leves”, comentou Zilaine Carneiro, supervisora do Serviço de Nutrição e Dietética. As cozinheiras e auxiliares de cozinha são responsáveis pela preparação dos alimentos e da confecção de pratos e sobremesas visando à satisfação dos usuários. 

“Eu sempre gostei de cozinhar, entrei no HURSO como auxiliar de cozinha, mas minha supervisora me propôs o desafio de cozinhar e eu aceitei com muita alegria”, contou Jéssica.

Papel da cozinheira hospitalar

A principal atividade das cozinheiras e auxiliares é preparar as refeições para pacientes, acompanhantes, médicos e colaboradores, seguindo o cardápio elaborado pela nutricionista, desde as principais refeições, como café da manhã, almoço e jantar, como as solicitações individuais. 

“Os cozinheiros hospitalares, são responsáveis por garantir também uma alimentação agradável a todos os que se alimentam na Unidade, assim contribuindo na melhora nutricional dos nossos pacientes e mantendo a saúde de nossos colaboradores”, explicou Zilaine.

Os desafios são diários, pois precisam atender a todas as solicitações em tempo hábil sempre buscando a excelência no atendimento. “Eu acho minha profissão muito importante, pois consigo alimentar de forma carinhosa pessoas que estão fora de suas casas, trago um pouco de aconchego através da boa alimentação”, declarou Jéssica.

Ajustar fonte