É definida como doença de coração ou doença cardíaca qualquer afecção que dificulte ou impeça a boa circulação sanguínea no organismo. O coração é o principal responsável por uma vida longa e saudável, quando bem cuidado.

Hábitos como má alimentação, sedentarismo, estresse e uso de substâncias tóxicas como tabaco e álcool, conduzem ao aparecimento de patologias no aparelho cardiovascular.

Maus hábitos conduzem ao aparecimento de patologias no aparelho cardiovascular. Má alimentação, sedentarismo, estresse e uso de substâncias tóxicas como tabaco e álcool, aumentam as chances de obter essas doenças.

Principal causa de morte no Brasil e no mundo

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 17,5 milhões de pessoas morrem de enfermidades cardiovasculares a cada ano. Isso representa cerca de 31% de todos os óbitos no planeta.

As doenças cardíacas mais comuns são:

  • Infarto agudo do miocárdio, com 87 mil mortes
  • Acidente vascular cerebral (AVC), com 40 mil mortes
  • Insuficiência cardíaca, com 26 mil mortes
  • Hipertensão arterial, com 22 mil mortes.

12 sinais que podem indicar problemas de hipertensão

  1. Ansiedade
  2. Desconforto no peito
  3. Tosse persistente
  4. Tontura
  5. Fadiga
  6. Náusea
  7. Dor em outras partes do corpo, como ombros, braços, costas, abdômen e mandíbula
  8. Pulso rápido e irregular
  9. Falta de ar
  10. Suor frio repentino
  11. Inchaço
  12. Fraqueza extrema

Quanto maior o número de sintomas que sentir, maiores as chances de apresentar insuficiência cardíaca, ou mesmo ataque cardíaco. Por isso, é importante consultar um cardiologista para uma avaliação e iniciar o tratamento o quanto antes.

Como se prevenir

Exercitar-se faz com que todo o seu metabolismo se transforme, afastando-se das coisas que fazem mal. Quem tem atividade física constante dificilmente fica obeso, presta mais atenção no que come, cuida-se melhor de um modo geral e tem mais qualidade de vida.

Mas não é preciso se tornar um atleta de alto nível para obter os benefícios do exercício. Praticar atividade aeróbica – caminhada, corrida, natação – três vezes por semana, durante 45 minutos, já mostra bons resultados.

Pequenas iniciativas para se movimentar no dia a dia também são bem-vindas: optar pelas escadas em vez do elevador; levantar-se a intervalos regulares ao longo da jornada de trabalho para dar uma volta pelo escritório; deixar o carro na garagem e caminhar até a padaria.

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