Uma inovação e tanto para os atendimentos prestados no Hospital de Urgências da Região Sudoeste (HURSO), em Santa Helena. Na quinta-feira, 27 de fevereiro, a Unidade realizou a sua primeira cirurgia torácica uniportal, um procedimento minimamente invasivo e realizado através de um único orifício.

“Responda você como paciente, o que você prefere? Ter vários cortes ou apenas um corte de 6 a 8 cm que consiga acessar com maior segurança a cavidade torácica?”, provocou o cirurgião responsável pela operação, Dr. Adriano Lana. Ele explica que a via uniportal é uma via de acesso que permite a realização de cirurgias das mais variadas com elevado nível de segurança.

O paciente atendido, Jociel Castro da Silva, 30 anos, deixou a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) já na sexta-feira, 28 de fevereiro, e a expectativa do Dr. Adriano é que neste sábado ele já seja liberado. A duração da operação foi de pouco mais de uma hora.

Além da segurança e eficácia, Adriano ressalta que o acesso uniportal também reduz as chances de dor por se tratar de um corte pequeno. “A dor restringe o processo de ventilação e de respiração como um todo. Ao restringir esse processo, ela induz a possíveis complicações no pós-operatório”, disse.

Jociel é só agradecimento. “Foi tudo nota 10. Minha saída da UTI foi ótima, todos me trataram muito bem. O médico me avaliou logo cedo para ver se estava tudo certo. A equipe não me deixou sentir dor em nenhum momento. Todos muito gente boa, só tenho a agradecer. Se não fosse a competência deles, não estaria aqui hoje”, agradeceu.

Entenda a cirurgia torácica uniportal

O caso de Jociel foi um procedimento investigativo porque ele estava apresentando sintomas de pneumotórax, como dificuldade respiratória e dor torácica. “É como se o pulmão dele estivesse preso. A cirurgia nos possibilitou liberar as aderências do pulmão, tinha algumas áreas de sangramento que foram coibidas e tratadas e alguns coágulos que foram removidos”, relatou o médico.

Dr. Adriano, que realiza o procedimento há mais de 20 anos, diz que a sensação é de dever cumprido. “A realização de uma cirurgia torácica uniportal no HURSO mostra a todos a capacidade dos profissionais que atuam aqui. Fico muito feliz por ter sido o primeiro a fazer essa cirurgia aqui na minha região”, concluiu.