O Alzheimer é uma doença cada vez mais comum e 44 milhões de pessoas convivem com ela em todo o mundo. Até hoje não se sabe muito bem o que pode desencadear a enfermidade, mas alguns cientistas descobriram algumas predisposições para a doença.

Um estudo realizado este ano mostrou uma possível causa para o Alzheimer: o vírus da herpes. A descoberta foi feita quase por acidente enquanto os cientistas procuravam pelas células mais ativas no corpo durante a fase inicial do Alzheimer.

No meio desse processo, eles descobriram que as pessoas com Alzheimer possuem duas vezes mais vírus da herpes do que as pessoas que desenvolveram a herpes. Os vírus encontrados não são iguais aos que causam a conhecida herpes labial. A forma encontrada é uma mais comum que quase todo mundo carrega.

Ainda não se tem certeza de como o vírus está relacionado com o desenvolvimento da doença, mas esse já é um passo em busca da cura. Uma das possibilidades, segundo os pesquisadores, é de que o vírus possa ser uma forma de gatilho, ou seja, é ele quem ativa diretamente a doença. Entretanto, é possível também que as pessoas que estejam desenvolvendo o Alzheimer sejam apenas mais vulneráveis a infecções.

A doença de Alzheimer

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa, ou seja, é uma doença progressiva que destrói a memória e outras funções mentais. Ela reduz as capacidades de interação social e interferem no comportamento e na personalidade de quem a possui.

No começo da doença, é comum que se tenha perda de memória recente, chegando a lembrar coisas de anos atrás. Conforme a evolução do quadro, a pessoa se torna cada vez mais dependente de outros, causando grande impacto no seu cotidiano.